Kiev, Tailândia, Bósnia, Tibet, Etiopia, Cachemira, Congo-belga, Colômbia, Chechênia, em guerra com os russos desde 1917, lutando pela independência do seu povo ( mas não contam essa parte ) Palestina, Irlanda, Barcelona, Timor Leste, primeiro país do século XXI que o Brasil ajudou a construir, o massacre mais covarde dos últimos tempos, Iraque, Basra, Kandahar, capital do Afeganistão (ou você acha que porque não passa mais na tv não tem mais guerra?) Venezuela, China, Japão, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Roraima, Palmas e na sua casa, alguém sentado e ainda parado: você.
Meteca
Meteca é estrangeiro em grego - e atualmente somos todos estrangeiros em nossa terra - Análises de cenários internacionais, passados, presentes e futuros!
segunda-feira, dezembro 27, 2004
Olá a todos,
Sou professora de Geografia Política no Educafro Rio de Janeiro.Na verdade pego material de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais e repasso aos alunos que têm acompanhado muito bem as aulas.Esse ano consegui fechar toda a matéria, sendo que a questão da Chechênia eu passei na segunda aula.. Mercosul, União Européia, enfim, Princípois de Direito Internacional, Sistema Financeiro Internacional, Globalização, varremos o programa.
Na comemoração de fim de ano perguntei se havia algo que eu pudesse melhorar como professora para 2005. E foi em coro: falta material de apoio.
Não adianta comprar livro pronto, pois é extremamente caro e sempre desatualizado. Só o professor pode estar colocando a turma em dia dos assuntos da agenda internacional. Eu passava Carta Capital para eles, jornal, revistas, material da internet. Mas matamática e química não mudam, o problema é o preço dos livros. A apostila jogaria para o chão esses preços.
Mas é fundamental que eles tenham apostila, para olhar mapas, gráficos, e palavras que fazem a diferença na prova dissertativa ( eu sempre passava o vocabulário: "assimétrico" "hegemônico" )
Queria propor uma união para produzir apostilas para que os alunos possam passar com notas melhores, um faz a parte de biologia, outro química, física, ( pois é preciso a união; não adianta uma maravilhosa professora de matemática se o aluno zerar física)
Afinal, como eu sempre digo, eu não estou nessa por vaidade pessoal, mas pela causa, e se um aluno não passa por minha causa ou por outra matéria, eu fico triste de qualquer jeito, é um a menos.
Aguardo a resposta de vocês, que me trará esperanças para um 2005 melhor!
Abraços, Ana Marta
Quando li o tópico pensei em salário. E minha resposta seria: só sendo professor para saber com é bom estar em sala de aula, ensinando, explicando, ilustrando o mundo do aluno. No fim de ano, ver o resultado, ver que o aluno aprendeu a matéria, que compreende melhor o mundo , que pode se tornar um ser humano melhor, um profissional melhor, um cidadão melhor. Isso realmente não tem preço e vale para professores de colégio, de faculdade, de música, de dança, de artes plásticas, enfim tudo que o aluno entrou nulo em conhecimento no primeiro dia de aula e termina sabendo ler partitura, resolver equações, pois a nota, como você quis insinuar, pode até ser comprada. Mas o conhecimento não. Só lendo ou estudando, sem decorar. Qualquer fraude cai por terra em uma prova oral.
Abraços a todos e bom 2005!Ana Marta
